img_3506

6º Mutirão Visão para Todos – Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC)

No dia 14 de Novembro de 2016, às 7h15min, a equipe do Instituto Lumine – Visão para Todos formada pelos voluntários Dr.Eduardo Büchele Rodrigues, Dr.Gustavo Büchele Rodrigues, Joelma G. Rodrigues, Priscila Branco, Patricia Backes, Fernanda Bitencourt e Gabriela Costa se deslocaram para o bairro Saco Grande no município de Florianópolis, para realizar o “6º Mutirão Visão para Todos” na Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC).
A equipe foi recepcionada cordialmente pelos voluntários da ACIC.

As estações de atendimento foram organizadas para a melhor comodidade dos pacientes e através do método de fluxo contínuo. No auditório da ACIC eram distribuídas as senhas para o atendimento, na sequência os pacientes eram chamados e acolhidos no saguão principal. No acolhimento foi realizado a anamnese e na sequência o paciente era encaminhado para as outras 5 salas das estações de atendimentos. Na primeira sala era realizado o exame de acuidade visual, na segunda sala era realizado a instilação de colírios para a dilatação das pupilas. Em seguida, os pacientes eram encaminhados para mais 3 salas. Uma para a realização do exame de refração e as outras duas para os exames de fundoscopia, motilidade ocular, biomicroscopia de segmento anterior e tonometria. Na alta, ocorriam as doações de óculos para aqueles que após a avaliação, fosse constatada a necessidade do uso.

Nesta edição do Mutirão Visão para Todos, foi também realizado a avaliação de deficientes visuais para entrega de laudos. Os laudos são para a obtenção da carteira de acesso ao transporte público de forma gratuita.

Foram realizados atendimentos na faixa etária de 11 ano à 74 anos.

Tivemos os seguintes resultados encontrados:

Total de atendimentos: 104

Total de pacientes com dificuldade de enxergar: 87

Total de pacientes com dor de cabeça: 70

Total de pacientes que sentem coceira nos olhos: 69

Total de pacientes que tem alergia: 26

Total de pacientes que tiveram problemas nos olhos no passado: 43

Total de pacientes que fizeram cirurgia nos olhos no passado: 15

Total de pacientes que tem algum problema de saúde: 37

Total de pacientes com problema ocular na família: 78

Total de pacientes que fazem uso de colírio: 22

Total de pacientes com Acuidade Visual 20/20: 62

Total de pacientes com Acuidade Visual diferente de 20/20: 42

Total de entregas de óculos: 53

Total de laudos para deficientes visuais: 11

Como fatores limitantes ao nosso objetivo de melhor atender os pacientes do projeto, citamos o número limitado de equipamentos como autorefrator portátil.

Nossa expectativa é a de realizar o ‘’Mutirão Visão para Todos’’ bimestralmente em todos os locais de vulnerabilidade social.