Projetos Assistenciais

O INSTITUTO LUMINE – Visão para Todos realizará atendimentos com consulta, exames, e aplicações de laser e medicamentos na cidade de Florianópolis. O INSTITUTO LUMINE encontra-se em avaliações de convênios e parcerias com órgãos públicos para atendimento em Oftalmologia pelo SUS. O INSTITUTO LUMINE – Visão para Todos também fará atendimentos com recursos obtidos de fontes não-governamentais.

Principais projetos planejados pelo INSTITUTO LUMINE – Visão para Todos

1. Projeto Retina: O projeto Retina destina-se ao atendimento ambulatorial e, em alguns casos, farmacológico e cirúrgico de pacientes portadores de problemas de retina, principalmente retinopatia diabética com edema macular diabético e hemorragia vítrea, oclusões venosas retiniana e degeneração macular relacionada à idade. Será criado um centro de injeções intravítreas para tratamento de doenças da retina. Os pacientes serão atendidos pelo especialista e submetidos à exames diagnósticos necessários para estabelecer a conduta. Para este projeto equipamentos de retina como angiógrafio, tomógrafo, retinógrafo, fotocoagulador a laser precisarão ser adquiridos.

2. Projeto Atendimento Pediátrico: Médicos de atendimento oftalmológico pediátrico serão disponibilizados pela equipe do INSTITUTO LUMINE – Visão para Todos. Serão fornecidos não apenas serviços cruciais gratuitos a crianças, mas também treinamento para profissionais de cuidados com a visão preventivos e de triagem de baixa de visão. Serão feitos convênios com escolas para implementação de programa para identificar e tratar crianças portadoras de visão subnormal em escolas de Santa Catarina. Serão feitos exames de rastreamento de retinopatia da prematuridade nas maternidades com UIT neonatais. Todo o trabalho será gratuito, assim como o tratamento como a distribuição de óculos por empresas parceiras.

3. Projeto Glaucoma e Córnea: O projeto Glaucoma refere-se ao tratamento ambulatorial de pacientes portadores de glaucoma de modo a estabilizar a doença e colocar o paciente em risco reduzido de cegueira. Já os exames da córnea destinam-se ao tratamento de problemas do segmento anterior. O INSTITUTO LUMINE – Visão para Todos fará campanhas de orientação e atendimento a pacientes com glaucoma, assim como exames em massa para diagnóstico precoce de ceratocone. Será necessária aquisição de equipamentos oftalmológicos especializados como topógrafo, paquímetro, microscópio especular, campímetro, e retinógrafo.

4. Projeto Mutirão Visão para Todos: A expectativa é realização de dois tipos de mutirões para 2016: em crianças e diabéticos. Serão realizados de 5 a 8 mutirões anualmente. No dia 22 de Outubro de 2015, às 12 horas, a equipe formada pelos voluntários Dr. Eduardo Büchele Rodrigues, Dr. Gustavo Büchele Rodrigues, Joelma Rodrigues, Geisa Becari, Karolina Opuska, Patrícia de Oliveira e Silmara Rodrigues se deslocaram para a cidade de Biguaçu para realizar o “1° – Mutirão Visão para Todos” na Escola Básica Municipal Prof. Donato Alípio de Campos. A equipe foi recepcionada cordialmente pelos Diretor Pierri Costa de An-drade, professoras e funcionárias: Janayna Vieira, Ana Carolina Silva da Silva, Lidiane de Souza, Filomena Padoan, Doraci Pauli e ainda contou com o gentil apoio do Vereador Nino e da equipe da secretária de educação de Biguaçu. Foram organizadas 3 salas grandes para a realização dos exames, uma com aproximadamente 40 m2, e outras duas com aproximadamente 20 m2 cada. O atendimento foi iniciado às 13:15 h e teve duração de aproximadamente 3 horas. Foram atendidas crianças com idades entre 6 e 14 anos. Foram realizados anamnese e exame ocular completo, incluindo: acuidade visual, refração, exame de motilidade ocular, biomicroscopia de segmento anterior, fundoscopia, de todas as crianças que trouxeram autorização de seus responsáveis.

5. Projeto Assistência Oftalmológica ao deficiente: Durante este projeto, são feitas consultas Oftalmológicas em pessoas com deficiências físicas. O projeto oferecerá assistência oftalmológica de qualidade e reabilitação visual com equipe multi-disciplinar a pacientes com vários tipos de deficiências. Para triagem dos pacientes a equipe do INSTITUTO LUMINE – Visão para Todos fará convênio com entidades que já prestam assistência a pacientes portadores de deficiências.

6. Projeto de Combate ao Câncer Ocular: O projeto de Combate ao Câncer Ocular visa criar um Centro Catarinense de Oncologia Ocular para realizar consultas gratuitas em pacientes com câncer ocular e reduzir o tempo de espera para consulta e tratamento. Serão criados links no site do INSTITUTO LUMINE – Visão para Todos www.lumine.org.br com vídeos informativos sobre lesões oculares para difundir informações sobre diagnóstico precoce, prevenção, terapias e reabilitação visual ao lado de apoio psicológico. O diagnóstico mais precoce e o encaminhamento a centros adequados de tratamento permite terapia mais adequada e com menos sequelas.

7. Projeto Cuidado com os Olhos: Será um projeto de conscientização da população para a importância da prevenção de doenças oculares. A campanha Cuidado com os Olhos será feita tanto presencial com palestras educacionais à população, quanto com uso de plataformas online como o Facebook, Email, Website. Algumas das orientações que serão dadas à população incluem a importância de consultas oftalmológicas periódicas, o malefício de coçar os olhos e exposição solar, assim como orientação da gravidade de traumas oculares. Todos os materiais e vídeos com linguagem acessível e acesso livre pela internet.

8. Projeto Telemedicina: Este projeto visa instalar câmeras de retina – retinógrafos em áreas regionais do estado de Santa Catarina, e criar um centro de leitura e e análise das imagens no INSTITUTO LUMINE – Visão para Todos. As imagens digitais da retina serão captadas com um uma câmara de fundo manual com adequação de telemedicina para rastreio da retinopatia diabética. Os resultados indicam que as imagens digitais a partir da câmera de fundo manual portátil podem ser adequados para detecção precoce de retinopatia diabética. O resultado pode ser prevenção da cegueira causada pelo diabetes.

Patronos

Parceiros